sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O que fazer primeiro: ler o livro ou assistir o filme?



Olá, leitores!

Hoje vou falar a respeito de um assunto que divide opiniões: “O que fazer primeiro: ler o livro ou assistir o filme que foi baseado no livro?”.

Não é um assunto que as pessoas concordem muito pelo fato de muitos filmes mudarem a história dos livro, acrescentando coisas que não existem ou omitindo partes importantes. É muito difícil encontrar um filme que seja realmente fiel ao livro (um dos poucos que vi que conseguiu essa façanha é o filme “Um dia”; talvez até pelo fato de ter sido o próprio autor do livro quem fez o roteiro do filme).

Muitas pessoas preferem assistir o filme antes, por vários motivos. Acho que compensa no caso de você estar em dúvida ser vai gostar ou não da história, já que nosso tempo é escasso e os livros para ler são infinitos... Poupa tempo. Se você gostar do filme, lê o livro. Se detestar o filme nem compensa ler o livro. Alguns detalhes podem até ser melhores no livro, mas a essência da história não muda tanto.

Outro ponto positivo que eu vejo de assistir o filme antes é assistir com a finalidade de ler o livro depois e tentar ficar com a história do livro. Pois, se você assiste o filme depois do livro, alguns detalhes que foram mudados no filme podem ficar perturbando a sua cabeça e você pode acabar confundindo coisas e achar que detalhe verdadeiro é o do filme.


Eu, particularmente, prefiro ler o livro primeiro. Por quê? Bem, porque eu gosto de imaginar os meus próprios personagens. Gosto de imaginar cada um de acordo com as características que o autor cita ou com a minha própria imaginação somente. E quando se vê o filme primeiro, a imagem que fica na cabeça é a dos atores do filme. Por mais que você tente depois imaginá-los, eles sempre se parecerão com os atores do filme, já que aquela imagem ficou “impregnada” na sua mente. Nesse ponto até que os filmes bem feitos ajudam um pouco. Como os da saga Harry Potter, nos quais todos os atores foram escolhidos a dedo de forma a se parecer da melhor forma possível com os personagens do livro. Eles não escolheram os melhores atores de Hollywood, mas fizeram uma seleção com várias pessoas normais e escolheram aquelas que mais se pareciam com os personagens.  Eu li os livros da série depois de ver os primeiros filmes e não me decepcionei. Os atores eram mesmo do jeito que eu imaginava que seriam.


Mas outro motivo de eu gostar de ler o livro antes do filme é porque odeio ler um livro já sabendo o final. Acho que perde a graça toda da coisa. Gosto de me surpreender, de imaginar o que vai acontecer e como vai acontecer. E quando você assiste o filme antes já fica sabendo de toda a história. Só complementa alguns detalhes do livro que ficaram faltando no filme.

 E vocês? O que acham?
Preferem ler o livro ou ver o filme antes?


Um comentário:

  1. Concordo com o teu ponto de vista, no entanto eu li a história de Moisés(bíblico) e só posteriormente vi o filme, na realidade maior parte do enredo que ficou em minha memória foi a do filme.

    ResponderExcluir