quarta-feira, 29 de outubro de 2014

10 livros, 10 lições de vida

Olá, leitores queridos!
Trouxe para vocês uma lista com dez livros que, na minha opinião, trazem grandes lições de vida e enriquecem a alma de quem os lê.
Só quero ressaltar que é uma lista baseada em minha opinião e em minhas experiências pessoais, com livros que li e que me marcaram. Por isso, considerem como sugestões de leitura, e não como uma lista de crítica e avaliações de livros.
Vamos lá à lista?

1) Comer, rezar, amar – Elizabeth Gilbert

É um livro em que a autora conta sua própria história de autodescobrimento, durante uma viagem por lugares improváveis: Itália, Índia e Indonésia. É uma história que envolve bom humor, espiritualidade, e lições de vida. Elizabeth vai descobrindo a si própria durante sua jornada e aprendendo a se amar e a buscar a felicidade dentro de si, e o leitor, junto com ela, vai descobrindo uma nova forma de ver o mundo e de buscar o prazer, a paz interior e o equilíbrio. É um dos meus livros preferidos e recomendo muito a leitura.








2) Inverno na manhã – Janina Bauman

Este livro conta a história da autora, Janina Bauman, uma adolescente judia no Gueto da Varsóvia durante o Nazismo. Foi escrito por Janina após o fim da guerra, com base em seus diários da época que estavam escondidos. Quem lê esse livro tem uma nova visão sobre a vida e compartilha da dor e das experiências que Janina passa durante o horror nazista na Polônia. Profundo e comovente, o livro passa a lição do amor pela vida e da luta insistente pela sobrevivência, a arte de encontrar coisas para ser grato mesmo nos piores momentos. Li este livro na adolescência e nunca mais me esqueci da história pois me marcou muito.







3) Dez leis para ser feliz  -Augusto Cury

Neste livro, pequeno e simples, Augusto Cury sintetiza dez leis para encontrar a felicidade dia a dia, dez ferramentas para se apaixonar pela vida. Com sua linguagem poética e simples, Augusto Cury nos leva a refletir sobre o verdadeiro conceito de felicidade e nos mostra os segredos para alcançar a felicidade e revolucionar nossa vida.  É um excelente livro. Vez em quando dou uma nova lida nele, quando estou precisando de motivação ou de um norte.






4) O menino do pijama listrado – John Boyne


Pelos olhos de um menino de oito anos, este livro conta uma história de amizade entre dois meninos, que se desenvolve durante a época do nazismo e vai além de preconceitos, raças e poder. De uma forma incrível, John Boyne faz com que o leitor veja o mundo pelos olhos de uma criança, com toda a ingenuidade que a infância envolve. É um livro comovente, daqueles que te fazem chorar por horas a fio. Mas também é um livro que toca profundo em nossa alma e nos chama a atenção para detalhes que só a pureza de uma criança pode compreender. Depois que li este livro, fiquei por dias pensando na história. É cativante. Não deixem de lê-lo.


5)  Pollyanna – Eleanor H. Porter

Quem conhece Pollyanna nunca mais é o mesmo. Seja no livro, ou na vida real, todos àqueles que se deparam com Pollyanna aprendem uma lição: que sempre temos algo pelo qual sermos gratos, por piores que as coisas estejam. Assim como Pollyanna transforma a vida de todos à sua volta e toca os corações mais insensíveis, este livro irá mudar para sempre a maneira como você enxerga os problemas. Pode acreditar, mesmo que inconscientemente, ao se deparar com um problema você sempre vai se lembrar do “jogo do contente”, de Pollyanna. Li esse livro pouco tempo atrás e se tornou um dos meus preferidos, mesmo sendo um livro infanto-juvenil. Adorei a doce Pollyanna.



6 ) O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Longe de ser um livro apenas para crianças, O Pequeno Príncipe traz lições de vida que muitos adultos precisam aprender. De um jeito leve e simples, quem lê este livro viaja junto com o principezinho e descobre a real importância do amor, da amizade e de dar o devido valor àqueles que amamos. É um livro simples, mas também apaixonante e cativante. Sempre vai ser um dos meus livros preferidos.









7 ) O maior vendedor do mundo – Og Mandino

Longe de ser um livro que ensina como ser um vendedor de sucesso, O maior vendedor do mundo traz pequenos segredos para ser uma pessoa melhor. É a história de um jovem que tem a oportunidade de mudar sua vida, desde que consiga vender uma túnica vermelha na cidade de Belém. Depois de várias tentativas frustradas para vender a túnica, o rapaz se depara com um recém nascido passando frio em uma estrebaria com seus pais e entrega a túnica para acabar com o frio da criança. O livro apresenta dez lições que podem ajudar qualquer pessoa a ser melhor para si e para o mundo e tem um final muito lindo. Quero ler de novo esse livro e recomendo muito a leitura.





8) A cabana – Willian P. Young

A cabana traz a história de um pai que perdeu sua filha caçula durante um acampamento com a família. A suspeita é que ela foi vítima de um serial killer, mas seu corpo nunca foi encontrado. Anos depois ele é chamado para o mesmo local em que perdeu a menina, para ter uma conversa com Deus.
Ao longo do livro, o protagonista vai aprendendo a enxergar as coisas com uma perspectiva nunca antes vista. Ele consegue compreender coisas que todos nós às vezes não compreendemos. É um livro muito profundo, que modifica nossa mente e toca profundo em nossa alma, despertando em nós sentimentos há muito escondidos, além de modificar totalmente nossa visão sobre Deus. É um livro tocante.





9) Depois daquela viagem – Valéria Polizzi

Este livro traz a biografia da própria autora, que contraiu o vírus HIV com apenas 16 anos, e bem no início da propagação no vírus no Brasil, numa época em que o preconceito e o medo da doença também se espalharam pelo país. A luta da autora e a forma como ela vence os desafios que a doença desencadeia em sua vida são verdadeiras lições. Mesmo com recaídas, ela sempre levanta a cabeça e tenta mostrar para o mundo que, apesar da AIDS, se pode sim ser feliz. Não deixem de ler esse livro. Vale muito à pena a leitura.







10) Um amor para recordar – Nicholas Sparks

Um dos romances mais famosos de Nicholas Sparks, Um amor para recordar conta a história de um jovem rebelde (London) que se apaixona, sem querer, por uma garota que muda completamente a sua vida, mas que tem uma doença fatal. É um livro comovente, que não te deixa conter as lágrimas. Muito além de um romance tradicional, Um amor para recordar traz lindas lições sobre o amor, o perdão, a caridade com o próximo, e deixa o leitor com o desejo de ser uma pessoa melhor e, quem sabe, tentar mudar o pouquinho o mundo. Recomendo demais. É uma leitura maravilhosa.







Gostaram da lista? Quais livros vocês acrescentariam?

Abraços, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário