quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Utilizando o Skoob para organizar a Meta de Leitura



Olá, queridos leitores!


Hoje venho trazer uma ideia bem interessante para quem lê muitos livros. Quem já passou por aquela situação onde alguém pergunta: “Quantos livros você já leu durante esse ano?” E você responde mais ou menos porque perdeu a conta? E se a pessoa pedir para citar os primeiros livros você tem dificuldade para lembrar quais foram, porque já leu muitos?

Além disso, para quem faz meta de leitura anual, é meio difícil lembrar de todos os livros para saber se cumpriu a meta ou não.

Eu sempre fiz uma meta de leitura anual, e costumava escrever em uma folha de papel o nome do livro lido e seu autor. Assim conseguia saber quantos livros li durante o ano, qual o gênero mais lido, quais autores… E isso ajudava a planejar minha próxima meta, pois poderia variar o tipo de leitura e ler de tudo um pouco.

Mas isso dava muito trabalho… Até que um dia, por acaso, descobri o Skoob. E hoje é nele que oganizo as minhas leituras e minha meta de leitura anual. Vou explorar aqui alguns recursos do Skoob que podem ajudá-lo como leitor.




- Meta de leitura


Para mim, esse é o diferencial do Skoob . Com a meta de leitura é possível saber quais livros já foram lidos e quais ainda tenho para ler facilmente. Para colocar um livro na meta de leitura, primeiro é preciso adicioná-lo na sua estante. Procure pelo livro e, quando encontrá-lo, basta clicar em “+ Adicionar” e escolher uma categoria (Imagem 1). Eu escolhi “Vou ler". Assim, o livro é adicionado estante e você pode escolher categorias para ele na própria estante pelos ícones que apareceram. Por enquanto, eu irei apenas adicionar à minha meta de leitura clicando no ícone de pergaminho (Imagem 2). Você também pode escolher outros ícones, como “Tenho”, “Desejado”, “Troco”, entre outros.

Imagem 1.

Imagem 2.

E como ver sua meta de leitura? Simples: volte ao seu perfil. A meta de leitura estará no seu mural. Os livros com marcador verde são os livros lidos, os com marcador laranja são os que se está lendo e os de marcador azul os que serão lidos. A barra azul embaixo mostra o seu progresso, além de ter quantos livros você já leu do total e até a velocidade de páginas lidas por dia! Bem fácil ,não?

Meta de leitura.


O que uso com mais frequência é a Meta de Leitura, pois com ela posso organizar os livros que estou lendo e vou ler mais facilmente. Além disso, encontrei outros recursos bons no Skoob e vou aproveitar o post para falar sobre eles também. Confiram:

- Informações sobre os livros


Outra coisa que achei bem interessante no Skoob é que é possível obter muitas informações sobre os livros. Ao abrir a página de um livro você pode ver quantas pessoas leram, estão lendo, vão ler, abandonaram, estão relendo e ainda tem resenhas! Descendo a página você pode ver estatísticas da quantidade de estrelas que as pessoas deram para o livro, quantas pessoas o trocam e desejam, outras edições e muito mais. Assim você pode saber um pouco mais sobre o livro antes de comprá-lo por exemplo.

Informações sobre o livro "Diário de uma paixão".


- Cortesias


Que leitor não gosta de ganhar livros? E é possível ganhar livros de cortesia das editoras por meio do Skoob. Primeiro, abra a página das cortesias clicando em “Cortesias” na parte superior. Para participar é necessário ter preenchido seu endereço no perfil (faça isso na guia “Termos e Regras”) e ter sua conta no Skoob vinculada ao Facebook. Feito isso, basta clicar em “Participar” no livro que deseja concorrer. Pode participar de quantas cortesias quiser!

Cortesias.


OBS.: Eu nunca ganhei nenhum livro de cortesias no Skoob, mas já vi gente postando em blogs e páginas do Facebook que ganharam. Também não sei como é feito o sorteio, mas acho que essas informações podem ser obtidas com o Skoob. O que sei é que você não é avisado por e-mail ou notificação caso ganhe o livro, apenas é divulgado o perfil dos ganhadores nos sorteios finalizados. E o livrol é enviado com o prazo de 30 dias para o endereço que foi preenchido no seu perfil, conforme os termos e regras disponíveis no próprio Skoob.


- Trocas


Outra coisa bem interessante no Skoob. É possível trocar livros com leitores de todo o Brasil! Lembra-se dos ícones que aparecem ao adicionar um livro à sua estante? Pois é, no ícone “Troco” você indica quais livros têm disponíveis para troca e no ícone “Desejados” os livros que quer em troca dos seus. Caso alguém se interesse por um dos seus livros disponíveis para troca você recebe uma solicitação e combina a troca com a pessoa pelo próprio Skoob. Ao concluir uma troca você ganha créditos que podem ser usados para solicitar trocas com outros leitores.

Troca de livros.
Segundo o próprio Skoob: “Para solicitar um livro você precisa ter créditos, para ganhar 1 (um) crédito é necessário atender a solicitação de outro usuário e enviar um livro, assim que for confirmado o recebimento do livro, você ganha seu crédito e poderá fazer sua primeira solicitação.  Quando já tiver atendido a 2 (duas) solicitaçõe e enviado os 2 (dois) livros, você se tornará um usuário PLUS Azul, participando automaticamente dos sorteios mensais de livros e prêmios.”

Antes de fazer uma troca recomendo ler como funciona o sistema de trocas do Skoob aqui.



É isso, pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário