quarta-feira, 5 de novembro de 2014

10 livros que marcaram minha vida


Olá, queridos leitores!


Hoje vou indicar para vocês 10 livros que marcaram minha vida. Todos eles foram ótimas leituras e eu vou dizer o porquê.


Pollyanna - Eleanor H. Porter


Esse livro não poderia faltar na lista. Ele traz uma mensagem bem linda, que eu interpreto da seguinte forma: apesar de tudo, sempre há alguma coisa para te fazer sorrir. Tudo sempre tem um lado bom, basta querer enxergar. Para mim é isso que o "Jogo do Contente" mostra.  Pode parecer meio bobo ou algo clichê, mas se todas as pessoas que leram o livro praticassem o "Jogo do Contente" (não necessariamente como no livro, mas a essência dele) seriam pessoas bem mais agradáveis e provavelmente tornariam o mundo ao seu redor um lugar bem melhor.



Um dia - David Nicholls


Para mim esse é um dos livros de romance mais bonitos que já li. O que mais gosto nele é que os protagonistas, Emma e Dexter, não são pessoas perfeitas como li em muitos romances por aí. Pelo contrário, são cheios de defeitos. Assim, o livro se aproxima mais da vida real, não idealizando aquele modelo de "homem-perfeito-príncipe-encantado" e "mulher-perfeita-delicada-e meiga". Durante 20 anos conta-se um dia da vida de Em e Dex, sempre o dia 15 de julho. Também achei isso bem interessante, porque por mais que seja apenas um dia de cada ano a história se encaixa e não ficam fios soltos. Acho muito difícil alguém não se encantar com Em e Dex. <3




Baú de Espantos - Mário Quintana


Esse livro é um dos poucos da lista que eu li recentemente (li nesse ano). É difícil que encontrar algum autor de poemas que eu goste, na maioria das vezes porque não consigo entender os poemas (tá, podem me chamar de insensível hahaha).  Por curiosidade peguei esse livro na biblioteca da universidade e me apaixonei por ele! Arrisco dizer que é o livro de poemas que mais gosto e o melhor do gênero que já li até hoje. Ele tem poemas lindos, divertidos e que fazem pensar. Se alguém me pedir uma indicação de livros de poemas, com certeza será dessa preciosidade que falarei!





Saga Harry Potter - J.K. Rowling


Quando li a saga do bruxinho Harry Potter não era mais criança nem adolescente. E mesmo assim me encantei com a história! Não chego a me denominar "Potterhead" mas gosto muito, muito mesmo de HP. A história foi muito bem escrita, não tem fios soltos e J.K. Rownling tem uma imaginação incrível para criar todo aquele mundo! Adorei a "viagem" que essa saga me proporcionou. Para vocês terem noção, cheguei a ler "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" em um dia e meio, fiquei lendo desde a hora que acordei até tarde da noite, parando só para comer, higiene, essas coisas. Poucos livros me prenderam tanto na história como os da saga HP.



Diário de uma paixão - Nicholas Sparks


Esse é um livro apaixonante. A história é linda, muito linda! E tem uns trechos tão fofos que acho que amolecem qualquer coração. <3
Foi o primeiro livro de Sparks que li e acho que é a obra-prima dele. O que eu acho de mais bonito nesse livro é a força do amor de Noah e Allie. Mesmo depois de tantos anos que eles passam separados o amor deles ainda resiste, mesmo depois de tanta coisa o amor deles ainda continua vivo e forte. O amor deles foi maior que todas as dificuldades. E acho que isso é amor de verdade. Para quem diz que isso só existe em livros, eu prefiro acreditar que é realidade. O amor de verdade pode não ser tão perfeito como o de Noah e Allie, mas tenho certeza que quem busca ser o melhor para a pessoa que está ao seu lado, independente do que está acontecendo na vida dos dois, tem um amor tão bonito quanto o de um livro de romance!



As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis


As seis histórias são encantadoras. Mesmo sendo direcionadas para a leitura de crianças acho que pessoas de todas as idades deveriam lê-las. São histórias muito boas, em um mundo mágico e cheio de aventuras. Acho que As Crônicas de Nárnia mostram que não é preciso ser criança para sonhar, para viajar pelo universo literário e se divertir bastante. Recomendo a leitura, sem dúvida alguma.






O menino do pijama listrado - John Boyne


Você já passou por aquela situação em que, ao acabar de ler um livro, você fica olhando para o nada, pensando por minutos ou até horas no que acabou de ler? Pois é, foi assim quando acabei de ler esse livro.  Quando li as últimas frases e percebi o que havia acontecido com Bruno e Shmuel me deu um aperto no coração! E toda vez que vejo algo sobre o nazismo lembro automaticamente desse livro... Mesmo que o livro seja apenas uma história, dando bastante atenção à amizade dos dois meninos, ainda assim nos faz pensar sobre o nazismo e a crueldade que até mesmo as crianças judias sofriam. Leitura muito boa e enriquecedora, recomendo sem dúvida.




Comer, rezar, amar - Elizabeth Gilbert


Ah, se tem um livro que foi gostoso de ler foi esse! Foi muito bom acompanhar Liz pelas suas viagens, acompanhar seu crescimento como pessoa e crescer junto com ela. Acho que o leitor irá gostar desse livro dependendo do que estiver passando na sua vida. Quando li esse livro estava em um momento difícil para mim, que foi o começo da universidade, quando todo o conceito que eu tinha do que era estudar foi desconstruído e construído novamente. E, por estar passando por momentos difíceis, fui acompanhando a história de Liz e refletindo muita coisa de acordo com o que eu lia. A leitura do livro foi muito boa, muito enriquecedora e eu recomendo com certeza.


O Guia do Mochileiro da Galáxias - Douglas Adams


Esse tinha que estar na lista porque se tem um livro que li que foi único, foi esse.  Douglas Adams tem um humor ácido inconfundível e usa ótimas metáforas no seu livro. E viajar pelo universo passando pelas situações mais improváveis e divertidas foi uma experiência e tanto (Hahaha). Dá para perceber várias críticas à sociedade, ao governo e às pessoas durante a leitura que eu acho que se aplicam a praticamente todas as sociedades atuais. Além disso, a forma como o livro coloca você para pensar nessas situações e também para imaginar todos os acontecimentos improváveis no decorrer da história é muito interessante. Ah, e também foi bom saber a resposta para a pergunta fundamental da vida, o universo e tudo mais. Se também quiserem saber a resposta, leiam o livro! (Hahaha)


O Diário de Lúcia Helena - Álvaro Cardoso Gomes


Esse livro marcou minha adolescência. Nunca gostei muito de livros escritos na forma de diário, até ler esse. O livro é muito bonito e muito gostoso de se ler. A história é simples e da vida cotidiana e, mesmo não sendo da minha época, eu gostei bastante. Acho difícil não se encantar com a história de Lúcia Helena e Beto. Desde o começo do livro, quando os dois são muito amigos, você torce para que fiquem juntos! Confesso que não gostei muito do Beto quando li O Diário de Lúcia Helena, não entendi muito bem o personagem. Porém, quando li A Hora do Amor, que é a mesma história contado pelo Beto, muita coisa sobre ele se esclareceu. O fato é que os dois são adolescentes, e adolescente por si só já é problemático, o que eu acho que pode ter encadeado alguns dos acontecimentos do livro. Acho que esse foi um dos melhores livros da minha adolescência. Muita gente pode não gostar, mas para mim foi um dos melhores.


E para vocês, quais foram os 10 livros que marcaram suas vidas? Deixem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário